terça-feira, 31 de maio de 2011

Encerramento do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

           Nesta Sexta-Feira, 27 de maio de 2011, aconteceu o Encerramento do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h), na sede do CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, o evento contou com a presença da Secretária de Educação Lindalene Rêgo, da Diretora da Escola Municipal Camila de Léllis Fátima Araújo e demais cursistas do Proinfo Integrado. Na ocasião foram entregues os Certificados Simbólicos e fechados os trabalhos do curso.
      
     Pauta do Evento:

       
        Fotos "Entrega Simbólica de Certificados":









        
























9º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

Sobre o 9º Encontro e refletindo acerca de toda a trajetória no Curso: Introdução à Educação Digital (40 h) os cursistas destacam:


O PROINFO e um curso que possibilita os professores adquirir um domínio sobre as novas tecnologias as quais são fundamentais para nossa prática pedagógica. Com o início do curso já consigo manuzear algumas ferramentas disponíveis na internet as quais foram fundamentais para que eu conseguisse entrar em contato com as novas tecnologias. (Conceição Silva)

É pertinente, para nós educadores em pleno século XXI,adequarnos às novas tecnologias da Comunicação e da Informação, tendo em vista que o domínio desse espaço interativo é premente para nós, enquanto educadores de um mundo tecnologizado.
Parabéns, aos que fazem a Escola Municipal Camila de Léllis pela mediação do curso. (Ilza Freitas)

O curso do informática é necessário para que nós professores possamos a ter um maior contato com a tecnologia e assim podermos ficarmos mais atualizados no manejo do computador e dos demais suportes tecnológicos. Parabéns a todos que fizeram o curso e principalmente ao professor Lázaro por sua enorme paciência. (Ana Paula)



8º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

Sobre o 8º Encontro, os cursistas enfatizam:

O Curso "Introdução à Educação Digital" continua sendo de muita importância para ampliarmos nosso conhecimento e enriquecer a prática pedagógica. Nestes dois últimos encontros aprendemos a construir slides no Br.Office Impress, o que nos proporciona a diversificar nossas aulas, tornando-as mais atrativas. Aprendemos ainda a construir tabelas e a trabalhar no Br. Office Calc, um programa riquíssimo e que nos auxilia bastante no trabalho com planilhas. Portanto, mais uma vez considero o curso favorável e imprescindível para todos que fazem parte da área educacional. (Janaína Albuquerque)

O Encontro foi muito gratificante, pois tivemso a oportunidade de aprender a manusear novas ferramentas no computador, o que será de muita utilidade para o nosso desempenho profissional e pessoal. Estamos concluindo essa etapa do Proinfo, aprendemos muito mas necessitamos de mais conhecimentos, por isso esperamos anciosos a próxima etapa. (Poliana Costa)

Diante da oportunidade de participar do curso de capacitação nas novas tecnologias, me sinto bastante orgulhosa em ter participado do mesmo, mesmo sendo tão pouco tempo.Apredi a criar um e-mail, assim posso me comunicar com as outras pessoas. O curso foi muito importante para o aperfeiçoamento da minha prática pedagógica, podendo assim proporcionar aos meus alunos uma aula mais dinâmica. (Marizete Bezerra)

O Curso de Introdução à Educação Digital foi de suma importância para todos os docentes, que tiveram a oportunidade de participar e construir novos conhecimentos a respeito das novas tecnologias e do uso da ferramenta "computador"e também foi uma oportunidade de melhorar a nossa prática em sala de aula, transformando as informações em aulas desafiadoras para os nossos alunos. (Cleanúbia Lucena)

Apesar dos meus muitos anos de experiência em sala de aula o curso trouxe novas idéias e principalmente me ajudou a aprender muitas coisas, tornando o uso do computador prazeroso. Aprendemos a nos comunicar com os colegas e a desenvolver projetos que com certeza farão parte da nossa prática em sala de aula, no trabalho com os conteúdos. (Maria Rita)

7º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

Entrando na reta final do curso, podemos dizer que:

Está sendo muito bom para o nosso conhecimento da informática. Desde o começo e até agora, aos poucos fui conhecendo mais e mais sobre o mundo da informática e descobrindo que nada é impossível. Algumas dúvidas ainda persistem mas acredito que no tempo que falta poderei aprender cada vez mais. (Luciene Paiva)


No inicio do curso do Proinfo tive muitas dificuldades porque é um curso muito avançado e eu não tinha prática com esses procedimentos, mas no decorrer das aulas fui aprendendo a realizar algumas tarefas sobre como trabalhar com o Linux.Na continuidade das aulas fui vendo como enviar textos, abrir programas e realizar aulas de pesquisas com os alunos. Também vi como enviar mensagens e-mail, portanto foi bastante produtivo. (Socorro Pereira)



Faltam palavras para externar tudo que sinto neste momento de minha vida, o quanto sou grata a Deus por Ele ter me concedido a participação neste curso. Eu nunca pensei que fosse tão difícil, mas com a ajuda dos amigos, especialmente a Ivo Melo e Ana Paula que me ajudaram, fizeram com que o desejo de aprender virasse uma realidade, pensei muito em desistir, agradeço a minha metade José da Cruz, e a você professor Lázaro que me deu a maior força. Que Deus abençoe a todos que direta ou indiretamente me ajudaram. (Antônia Júlia)



Os últimos encontros nos mostraram como criar textos num documento, salvá-lo, criarmos pastas e, dentre outras diversas atividades realizadas. Uma parte importante usar a internet, criar blogs, bate papo, etc. foi relevante no decorrer das aulas e para a integração dos alunos.
É assim que o professor formador desse curso vem nos mostrando as diversas formas de aprender juntos, cada qual dando a sua contribuição. Fazendo-nos perceber que temos nas mãos instrumentos poderosos e, ao mesmo tempo, frágeis, pois somos nós que detemos suas potencialidades, podendo fazer com eles o que nossas mentes permitirem. (Ana Cristina Régis)

TODOS SOMOS “EDUCADORES”
JOSÉ MANUEL MORAN

Somos educadores,
Quando a partir do conhecimento
Produzimos, posicionamento com
Uma atitude reflexiva sobre,
Liberdade
Respeito
Autonomia

Somos educadores,
Quando selecionamos
Temos a consciência do papel
Que podemos exercitar
Como profissional
Comprometedor
Motivador

Somos educadores,
Porque vivenciamos
O percurso escolar
Enfrentando obstáculos
Para um futuro melhorar

Somos educadores,
Quando somos motivados
Contribuímos na motivação
Das pessoas que vivem ao nosso meio

Somos educadores,
Quando acreditamos no nosso potencial
Que nosso saldo torna-se positivo
Principalmente pelas nossas atitudes
Vale à pena – ao ver que em nossa vida está valendo apenas pela busca de uma nova conquista realizada.(por Rita Costa)

O uso das tecnologias pelo professor deve verificar através da observação, a participação e o envolvimento dos alunos nos materiais produzidos e se há conexão entre o assunto estudado e os trabalhos realizados, para que  as inovações trabalhem na construção da aprendizagem dos conteúdos, ganhando seu verdadeiro significado. (Verônica Sá)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

6º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

Sobre o 6º Encontro os cursistas consideram que:
    
        Permitir aos estudantes que se aproximarem desses meios e saberem mais sobre sua estrutura e funcionamento, bem como, possibilitar que exercitem livremente a elaboração e o envio de textos diversos, considerando os destinatários e os meios utilizados para circulação das mensagens, reconhecendo características internas e usos de diferentes meios de comunicação e informação disponíveis no mundo atual é essencial para a nossa evolução enquanto profissionais. (Policarpo Gomes)

         Podemos compreender que o mundo nos oferece meios de comunicação e conseqüentemente de aprendizagem, onde nos oportuniza enriquecer nossos conhecimentos, tanto no campo emocional, intelectual como também no profissional e social , em busca de nos realizarmos na plenitude de nossos saberes e fazeres. Para isso o caminho viável é a educação, uma educação que abrange desde a que recebemos da nossa família, da sociedade em que estamos inseridos até chegar a das escolas das quais freqüentamos, desde a infantil até a acadêmica, onde devemos somar cada parcela de conhecimentos que recebemos ao longo da nossa vida e, assim,. construir a nossa personalidade, a nossa educação, os nossos saberes para que possamos viver como cidadão inovador num mundo de tantas escolhas inovadoras. (Fátima Araújo)

A educação além de ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho nos proporciona tanto no âmbito social como no educacional, a construção de opiniões. Por isso devemos nos tornar educadores capazes de construir e humanizar cidadãos para sua trajetória de vida. (Antônia Soares)


Há uma crescente desordem entre os modelos tradicionais de ensino com as novas formas que a sociedade ajuda a desenvolver, e que as tecnologias atuais permite contribuir. Onde o modelo tradicional aplicado ainda hoje, para os alunos não é percebido como significativo. Uma boa escola depende de gestores e educadores bem preparados, bem remunerados, bem motivados e que possuam verdadeiramente vocação, competência intelectual, emocional, comunicacional e ética. Sem isso, a escola não terá nenhum projeto pedagógico interessante nem inovador. (Ana Cláudia Monteiro)


As tecnologias dependem também de como cada um, professores, alunos e gestores as utilizam: em contextos e encontros pedagógicos motivadores ampliam a curiosidade, a motivação, a pesquisa, a interação. As tecnologias são uma parte de um processo muito mais rico e complexo que é gostar de aprender e de ajudar a outros que aprendam numa sociedade em profunda transformação. (Benta Suely)

5º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h

Sobre o avanço das tecnologias e a formação de profissionais mais preparados os cursistas entendem que: 

         Ambos levam-nos a refletir sobre as constantes transformações ocorridas na sociedade para ir de encontro com as novas tecnologias, fazendo uso das mesmas como ferramenta de aprendizagem, uma vez que a Internet traz novos desafios para a sala de aula. (Ivo Melo)

         A utilização do BrOffice.org Whitter para digitar textos foi bastante interessante além do que neste encontro conhecemos um pouco mais sobre a história do Proinfo, e persisto na idéia de que: A pessoa verdadeiramente sábia é sempre humilde. Conduz as pessoas à verdade através do seu exemplo vivo. (Zenilda Andrade)

É urgente e necessário que os educadores busquem incessantemente acompanhar os avanços tecnológicos e nesta busca procurem inovar suas aulas cada dia mais, orientando os alunos para o mundo tecnológico do qual fazemos parte. Sem se restringir ao espaço da sala de aula ou usando os recursos tecnológicos de forma equivocada e sim criando desafios. (Alixandrina Neta)

Os desefios são grandes, mas  devemos nos preparar e estar cada vez mais empenhados em acompanhar  as inovações como as tecnologias que a cada dia estão mais presentes em nossas vidas. Sendo assim, queremos uma escola  bem equipada  com profissionais competentes, uma escola acolhedora, inclusiva, informatizada e com uma equipe de profissionais capazes de  preparar os educandos para viver em sociedade  com dignidade e preparados para enfrentar  o mundo competitivo de trabalho e seus desafios. (Marineide Cardoso)

Temos os discursos atuais voltados para a cobrança da enorme responsabilidade pertinente à escola e ao sistema educacional. A escola, em âmbito geral, deve primar pelo desenvolvimento integral do educando, inserindo-o no mundo globalizado e principalmente integrá-lo à alta exigência do mundo tecnológico. (Cleilton Fernandes)




4º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h

Outros cursistas, por meio de memorial, resgataram os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso por meio destes registros:

Apesar de enfrentar algumas dificuldades durante o curso, me dediquei a essas atividades e estou cada vez mais me aventurando para que um dia possa alcançar avanços mais significativos como: teclar com rapidez e desenvoltura frases e textos. Por isso persisto no curso na certeza de conseguir uma maior apreensão lógica no que concerne as tecnologias. (Socorro Oliveira)

Educar é ajudar a desconstruir o que não nos serve mais e reconstruir de forma mais ampla em valores, emoções. Num mundo cada vez mais complexo, de brutais mudanças, mas onde há muitos valores e o que nos mostra diferentes é uma educação humanista e integral. Considerando as palavras de  Moran, reafirmo a importância de estarmos adentrando neste ambiente das novas tecnologias. (Perpétua Alencar)

Entendemos que o uso das tecnologias é essencial, mesmo com seus aspectos negativos, pois devemos aprender a driblar estes malefícios que a internet trás, já que no mundo atual a mesma  é indispensável e que podemos por meio dela adquirir inúmeros saberes. (Izaete Paiva)

As ciências tecnológicas têm avançado nos últimos anos de forma explêndida. Devido esta grande expansão das tecnologias e comunicações, a sociedade tem mudado constantemente sua forma de pensar e agir. Costumes e valores são transformados e a escola, enquanto instituição de ensino, deve acompanhar essa evolução. (Fátima Varelia)

A educação pode contribuir para que possamos fazer escolhas interessantes na construção de um novo caminho. Motivo de orgulho na contribuição do desenvolvimento de vários alunos. A educação precisa assumir uma função mais ampla, fundamentada em uma nova visão de mundo e comprometida coma formação humana em sua integralidade. A inserção dos educadores às novas tecnologias é o primeiro passo para a formação de cidadãos mais preparados para as mudanças na sociedade. (Iolanda Evaristo)




3º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

Dando continuidade as considerações dos cursistas, vamos mostrar as opiniões dos mesmos no tocante ao 3º Encontro:
Sabemos que a tecnologia está na escola. Não exatamente na forma de aparelhos sofisticados (mesmo sendo poucas as escolas que possuem, disponíveis para todos) mas sim na cultura dos alunos que nela estão inseridos e com acesso as redes digitais. É preciso ocupar espaços, ampliar ações e principalmente, reconhecer que crianças e adolescentes precisam sonhar, ter utopias, caminhar no sentido de acreditarem em si mesmas e nos seus potenciais. Eles são resultado de uma sociedade plena de tecnologias, dessa nova cultura, independentemente do nível sócio-econômico a que pertencem. Por isso, no campo da educação, o desafio maior tem sido a busca da incorporação dessa tecnologia na prática escolar e ainda na dimensão sócio-cultural, tornando-a cada vez mais participativa, democrática e mediadora de profissionais competentes. (Clédina Mafaldo) 

Ao receber o convite para fazer a inscrição do referido curso fiquei ansiosa para que o mesmo tivesse início, uma vez que não conhecia como utilizar o sistema operacional Linux. Porém ao iniciarmos o curso percebia que o mesmo não é tão difícil de ser utilizado, uma vez que já tenho bastante domínio com o sistema operacional Windows.
Portanto vale salientar que o curso está me dando oportunidade de me atualizar mais nas novas tecnologias. Espero que ao chegar ao término deste curso tenha aprendido o suficiente para utilizar com mais firmeza esse sistema operacional que é de grande importância para nós que fazemos a Educação, pois não se concebe mais um professor que não tenha nenhum domínio das novas tecnologias, uma vez que nossos alunos a cada dia estão mais conectados e se não tivermos cuidados seremos ou já quase estamos ficando ultrapassados. (Revelucia Freitas)

O Curso “PROINFO” é bastante interessante. Pois traz-nos novidades que serão de suma importância para as nossas atividades escolares e trabalhos que desenvolveremos com os nossos alunos em sala de aulas.
         Nos encontros são debatidas as atividades a serem desenvolvidas durante a permanência da aula ministrada pelo o professor. Nesse sentido, já desenvolvemos algumas, que até o momento tem sido de grande valor para o nosso trabalho como educadores. (Antônio Gomes)

Refletindo com exclusividade a minha vida estudantil direcionada ao curso de informática, caracterizo-o como sendo  um curso de grande importância não só para mim, mas também para a sociedade em geral. Nesta perspectiva, este curso tem o objetivo de oferecer a possibilidade de novos conhecimentos no dia-dia, buscando o interesse e a participação de todos.(Leonilda Chagas)

Durante o curso do PROINFO encontrei novos desafios e algumas dificuldades pela falta de experiência ao uso das tecnologias, mas com a troca de experiência vivenciada com os colegas e a dedicação do formador pude adquirir novos conhecimentos direcionados aos temas abordados. (Irismar Costa)

2º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

  ”Ninguém sabe tudo. De um lado, sempre se pode ensinar algo  a  alguém e, de outro, as tecnologias nos trazem oportunidade de poder aprender com outros, próximos ou distantes de nós.
 (Citado por Lúcia Soares e Retirado do Guia do Cursista Apresentação pag. 17)

As próximas postagens destacarão o ponto de vista dos cursistas mediante os estudos de cada unidade do Guia do Cursista:

         Ao iniciar este curso, fiquei muito preocupada por se tratar de uma coisa nova pra mim. A principio achava que não ia vencer os desafios e obstáculos que encontrei no mesmo, mas ,aos poucos estou aprendendo a lidar com essa nova técnica . Espero que, quando chegar ao final deste curso possa ter aprendido pelo menos o básico para suprir as minhas necessidades. (Patrícia Rêgo)

O curso “PROINFO” que está sendo realizado na Escola Municipal Camila de Léllis é uma boa oportunidade de formação para todo o quadro de funcionários da escola, principal para os docentes da respectiva instituição.
         O Proínfo vem trazendo um aprendizado diferenciado para aqueles que participam do curso. Primeiramente foram dadas as primeiras noções de como se ligar um computador, pois alguns alunos ainda sentiam dificuldades para manusear as famosas máquinas eletrônicas, os computadores. Depois de dadas as primeiras noções básicas, foi sendo introduzidos vários conceitos do mundo digital, como a parte lógica e operacional de um computador.  Foram abordados também dispositivos de entrada e saída de dados, como teclado e monitor de vídeo respectivamente, conceitos importantes para aqueles que trabalham com o mundo digital. 
(Gilberto Sousa)


Aula Inaugural do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

        Em 24 de março de 2011, no Laboratório de Informática da Escola Municipal Camila de Léllis, aconteceu a Aula Inaugural do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h). Na ocasião, foram apresentadas as propostas do curso, o cronograma, os objetivos do Proinfo Integrado e a apresentação do curso (40 h), na presença da Diretora da escola Maria de Fátima Araújo de Medeiros Pereira, coordenação pedagógica e 40 dos 41 cursistas cadastrados. Foi enfatizada a importância do curso para a formação continuada dos profissionais da educação, tendo em vista que esta era a concretização de uma das ações propostas no PPP - Projeto Político Pedagógico da escola, expandindo-se no âmbito municipal.
        A aula teve início com a seguinte frase:
             
              Na sequência, foi apresentado o Cronograma de Encontros:

            Veja a Pauta Completa da Aula Inaugural:

Capacitação do Proinfo Integrado

     Após a adesão ao PROINFO INTEGRADO (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional), programa do Governo Federal, aconteceu a capacitação dos formadores, estes que por sua vez assumem a função de desenvolver um trabalho de inclusão digital com os profissionais da educação, para que mais tarde venha a refletir no aperfeiçoamento da prática pedagógica e consequentemente na INCLUSÃO DIGITAL das crianças de nossa comunidade.
     Nesse sentido, a Escola Municipal Camila de Léllis disponibilizou um de seus profissionais para a capacitação do Programa Proinfo Integrado, que aconteceu no último dia  16 de Março em Natal, mais especificamente no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves, onde o Professor/Formador José Lázaro Inácio de Melo participou do encontro que resultou na solidificação do desejo da atual gestão da escola em promover a inclusão digital dos nossos professores e alunos.
O Proinfo Integrado é coordenado no estado do Rio Grande do Norte pela UNDIME/RN – União dos Dirigentes Municipais de Educação, sob a direção da Coordenadora do Proinfo na UNDIME/RN, Maria Aparecida Inácio de Araújo. Na ocasião, além dos direcionamentos gerais para o funcionamento do programa no município, foram determinados os cursos a serem oferecidos pelos municípios, sendo que Riacho da Cruz/RN iniciará seus trabalhos com  1 (uma) turma de 41 profissionais da educação, que participarão do curso de Introdução à Educação Digital com uma carga horária de 40 horas. O curso terá início ainda em Março e terá materiais à disposição dos cursistas, além disso, os participantes serão devidamente certificados pela Secretaria Municipal de Educação e pela UNDIME/RN.
Foto da Capacitação!!!

Adesão ao Proinfo Integrado

     A Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz aderiu em Março de 2011 ao Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologia educacional - PROINFO INTEGRADO, disponibilizando um dos profissionais lotados a Secretaria Municipal de Educação para desenvolver os trabalhos com o programa que visa capacitar os profissionais da educação do nosso município para o uso pedagógico das tecnologias. Neste sentido, o professor Lázaro Melo participou de uma capacitação em Natal- RN, onde recebeu orientações para a implantação do programa no município. 
      Os trabalhos com o Proinfo Integrado iniciaram-se na mesma semana, compreendendo o período entre os dias 17 e 20 de Março, onde foram cadastrados 41 profissionais entre professores, gestores e apoio pedagógico da Escola Municipal Camila de Léllis e Creche e Pré-Escola Mundo Feliz. O cadastro dos cursistas no SIPI - Sistema de Informação Proinfo Integrado foi o pontapé inicial para esta viagem dos educadores do município rumo às novas tecnologias.

Blog do Proinfo Integrado

           O Blog do Proinfo Integrado do Município de Riacho da Cruz/RN tem por objetivo expandir as informações acerca da introdução dos profissionais da educação do município no uso das novas tecnologias aplicadas à educação.
           Durante os meses de Março à Maio de 2011 foi desenvolvido o Curso: Introdução à Educação Digital (40 h) com os educadores do nosso município e para divulgar os trabalhos realizados no tocante ao uso das mídias na educação é que o presente Blog foi criado.