Sobre o 6º Encontro os cursistas consideram que:
Permitir aos estudantes que se aproximarem desses meios e saberem mais sobre sua estrutura e funcionamento, bem como, possibilitar que exercitem livremente a elaboração e o envio de textos diversos, considerando os destinatários e os meios utilizados para circulação das mensagens, reconhecendo características internas e usos de diferentes meios de comunicação e informação disponíveis no mundo atual é essencial para a nossa evolução enquanto profissionais. (Policarpo Gomes)
Podemos compreender que o mundo nos oferece meios de comunicação e conseqüentemente de aprendizagem, onde nos oportuniza enriquecer nossos conhecimentos, tanto no campo emocional, intelectual como também no profissional e social , em busca de nos realizarmos na plenitude de nossos saberes e fazeres. Para isso o caminho viável é a educação, uma educação que abrange desde a que recebemos da nossa família, da sociedade em que estamos inseridos até chegar a das escolas das quais freqüentamos, desde a infantil até a acadêmica, onde devemos somar cada parcela de conhecimentos que recebemos ao longo da nossa vida e, assim,. construir a nossa personalidade, a nossa educação, os nossos saberes para que possamos viver como cidadão inovador num mundo de tantas escolhas inovadoras. (Fátima Araújo)
A educação além de ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho nos proporciona tanto no âmbito social como no educacional, a construção de opiniões. Por isso devemos nos tornar educadores capazes de construir e humanizar cidadãos para sua trajetória de vida. (Antônia Soares)
Há uma crescente desordem entre os modelos tradicionais de ensino com as novas formas que a sociedade ajuda a desenvolver, e que as tecnologias atuais permite contribuir. Onde o modelo tradicional aplicado ainda hoje, para os alunos não é percebido como significativo. Uma boa escola depende de gestores e educadores bem preparados, bem remunerados, bem motivados e que possuam verdadeiramente vocação, competência intelectual, emocional, comunicacional e ética. Sem isso, a escola não terá nenhum projeto pedagógico interessante nem inovador. (Ana Cláudia Monteiro)
As tecnologias dependem também de como cada um, professores, alunos e gestores as utilizam: em contextos e encontros pedagógicos motivadores ampliam a curiosidade, a motivação, a pesquisa, a interação. As tecnologias são uma parte de um processo muito mais rico e complexo que é gostar de aprender e de ajudar a outros que aprendam numa sociedade em profunda transformação. (Benta Suely)