terça-feira, 31 de maio de 2011

7º Encontro do Curso: Introdução à Educação Digital (40 h)

Entrando na reta final do curso, podemos dizer que:

Está sendo muito bom para o nosso conhecimento da informática. Desde o começo e até agora, aos poucos fui conhecendo mais e mais sobre o mundo da informática e descobrindo que nada é impossível. Algumas dúvidas ainda persistem mas acredito que no tempo que falta poderei aprender cada vez mais. (Luciene Paiva)


No inicio do curso do Proinfo tive muitas dificuldades porque é um curso muito avançado e eu não tinha prática com esses procedimentos, mas no decorrer das aulas fui aprendendo a realizar algumas tarefas sobre como trabalhar com o Linux.Na continuidade das aulas fui vendo como enviar textos, abrir programas e realizar aulas de pesquisas com os alunos. Também vi como enviar mensagens e-mail, portanto foi bastante produtivo. (Socorro Pereira)



Faltam palavras para externar tudo que sinto neste momento de minha vida, o quanto sou grata a Deus por Ele ter me concedido a participação neste curso. Eu nunca pensei que fosse tão difícil, mas com a ajuda dos amigos, especialmente a Ivo Melo e Ana Paula que me ajudaram, fizeram com que o desejo de aprender virasse uma realidade, pensei muito em desistir, agradeço a minha metade José da Cruz, e a você professor Lázaro que me deu a maior força. Que Deus abençoe a todos que direta ou indiretamente me ajudaram. (Antônia Júlia)



Os últimos encontros nos mostraram como criar textos num documento, salvá-lo, criarmos pastas e, dentre outras diversas atividades realizadas. Uma parte importante usar a internet, criar blogs, bate papo, etc. foi relevante no decorrer das aulas e para a integração dos alunos.
É assim que o professor formador desse curso vem nos mostrando as diversas formas de aprender juntos, cada qual dando a sua contribuição. Fazendo-nos perceber que temos nas mãos instrumentos poderosos e, ao mesmo tempo, frágeis, pois somos nós que detemos suas potencialidades, podendo fazer com eles o que nossas mentes permitirem. (Ana Cristina Régis)

TODOS SOMOS “EDUCADORES”
JOSÉ MANUEL MORAN

Somos educadores,
Quando a partir do conhecimento
Produzimos, posicionamento com
Uma atitude reflexiva sobre,
Liberdade
Respeito
Autonomia

Somos educadores,
Quando selecionamos
Temos a consciência do papel
Que podemos exercitar
Como profissional
Comprometedor
Motivador

Somos educadores,
Porque vivenciamos
O percurso escolar
Enfrentando obstáculos
Para um futuro melhorar

Somos educadores,
Quando somos motivados
Contribuímos na motivação
Das pessoas que vivem ao nosso meio

Somos educadores,
Quando acreditamos no nosso potencial
Que nosso saldo torna-se positivo
Principalmente pelas nossas atitudes
Vale à pena – ao ver que em nossa vida está valendo apenas pela busca de uma nova conquista realizada.(por Rita Costa)

O uso das tecnologias pelo professor deve verificar através da observação, a participação e o envolvimento dos alunos nos materiais produzidos e se há conexão entre o assunto estudado e os trabalhos realizados, para que  as inovações trabalhem na construção da aprendizagem dos conteúdos, ganhando seu verdadeiro significado. (Verônica Sá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário